Como otimizar as vendas delivery do seu restaurante utilizando o Whatsapp

A Ci Informática preparou dicas importantes para te ajudar a otimizar suas vendas delivery utilizando o Whatsapp como uma forma de divulgar seu aplicativo de delivery próprio Pedidos Na Mão.

Confira abaixo algumas ações simples que você pode fazer se relacionando com seus clientes via Whatsapp para incentivá-los a fazerem pedidos pelo Pedidos Na Mão e, com isso, economizar entre 12% e 27% em taxas pagas para outros apps de delivery.

aplicativo de delivery próprio

Como otimizar suas vendas delivery utilizando o Whatsapp

Dica #1

Tenha um número exclusivo do restaurante

Separe o pessoal do profissional: use um número, chip e aparelho de celular que sejam exclusivos para seu restaurante. Coloque a logo e o nome do seu restaurante no perfil do Whatsapp. Assim, seus clientes identificam de cara que estão conversando com uma conta comercial.

Outra vantagem é que, dessa forma, você consegue determinar regras de contato com a sua empresa. Por exemplo, basta informar que aquele número só fica ativo em período comercial e que não é habilitado para receber ligações, caso assim deseje.

A ideia é automatizar o processo de vendas, lembre-se disso!

Dica #2

Baixe o Whatsapp Business

O Whatsapp Business nada mais é do que o Whatsapp que já conhecemos voltado para as contas empresariais.

O primeiro passo é baixar gratuitamente o aplicativo Whatsapp Business no seu celular ou desktop (sim, existe a versão para computadores também!). Lembre-se que é necessário um chip telefônico para isso.

Uma vez instalado, é possível adicionar informações no seu perfil, como a localização do seu restaurante, horário de atendimento, o link clicável do seu aplicativo Pedidos Na Mão, etc. Para isso, basta clicar em Configurações.

Por que baixar a versão Business do Whatsapp? Porque o aplicativo fornece informações importantes para sua gestão. Como quantidade de mensagens que foram enviadas e entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelos usuários.

Dica #3

Utilize o Whatsapp Business na versão Web

A versão Web permite gerenciar o aplicativo Whatsapp Business pelo seu computador, a partir de uma janela em seu navegador de Internet. Assim, é mais fácil e simples digitar e conversar com seus clientes, sem precisar ficar com o celular na mão e em uma tela menor.

Para configurar o Whatsapp Web:

  1. Acesse o link  https://web.whatsapp.com/
  2. Depois abra o WhatsApp em seu celular
  3. Toque em Ajustes/Configuração
  4. Toque na opção WhatsApp Web/Desktop
  5. Leia o código QR que está na tela do computador. É só apontar a câmera do seu celular para a tela do navegador
  6. escaneamento do celular será feito na tela do computador
  7. A tela do WhatsApp vai carregar em seu computador

Dica #4

Coloque o link do seu Pedidos Na Mão em resposta automática

Com o Whatsapp Business, é possível configurar e habilitar sua conta para o envio de mensagens automáticas. Você ainda pode adicionar o link do seu cardápio online Pedidos Na Mão na frase da mensagem automática.

Ou seja, toda vez que um cliente te enviar mensagem no Whatsapp para fazer um pedido delivery, o próprio aplicativo responde automaticamente, com o link do seu cardápio. Assim você ganha agilidade e automatização no atendimento.

Exemplos de mensagens automáticas:

“Olá! Para realizar seu pedido delivery, acesse nosso cardápio online no link https://app.pedidosnamao.com.br/#/local obrigado!”

“Boa noite, agradecemos seu contato! Faça seu pedido pelo nosso app https://app.pedidosnamao.com.br/#/local obrigado!”

Dica #5

Crie campanhas de vendas

Nem todo cliente quer mudar o jeito de fazer pedido, muitos estão acostumados a fazer pelo telefone, por exemplo.

Para incentivar essa mudança, tornando sua operação mais rápida, assertiva e automática, crie campanhas de vendas e promoções exclusivas para pedidos feitos no app Pedidos Na Mão.

Dê algum benefício (cupom de desconto, pratos exclusivos, frete grátis, sobremesa) para pedidos realizados no app.

Exemplos de mensagens com campanhas:

“Sextou!! Entrega grátis para pedidos realizados pelo nosso app https://app.pedidosnamao.com.br/#/local”

“Olá! Agradecemos seu contato! Ganhe R$ 5 de desconto pedindo pelo nosso app https://app.pedidosnamao.com.br/#/local”

Dica #6

Crie um cronograma de mensagens e horários

A melhor forma de vender pelo Whatsapp é criar um calendário com cada ação que você pensa em fazer.

Para te ajudar na sua organização, você pode criar uma planilha com os dias que seu restaurante abre e as ideias de campanhas, comunicação e mensagens que você tem, e organizá-las para envio a cada dia.

Por exemplo, um dia especial como o Dia Da Pizza, ou o Dia Do Hamburguer, você pode falar algo sobre isso com os seus clientes. Uma campanha de Black Friday, uma mensagem diferente para uma quarta-feira de jogo ou um fim de semana, use e abuse da sua criatividade e planejamento, mas esteja sempre presente nas conversas e lembretes com seus clientes!

Dica #7

Salve seus clientes na agenda do celular

Em primeiro lugar, não envie mensagens sem a autorização de seu cliente, você pode gerar algum desconforto.

Pergunte com gentileza se pode adicioná-lo em seus contatos e deixe claro que aquele número é para envio de promoções, cardápio e pedidos.

Dessa forma, você consegue organizar seu cadastro de clientes para facilitar a interação com eles através do Whatsapp.

Além disso, a única forma de você enviar uma lista de transmissão é salvando seus contatos e que seus contatos salvem seu número também.

Dica #8

Organize seus clientes por preferência

O Whatsapp Business permite organizar os contatos em grupos de interesse. Por meio de etiquetas, é possível criar grupos nomeados de “novo cliente”, “cliente fidelidade”, “cliente fim de semana”, entre outros.

Como etiquetar uma conversa:

  1. No Android, selecione uma conversa da tela inicial e clique no ícone de “Etiqueta” no menu superior. No iOS, arraste a conversa para a esquerda, clique em “Mais” e selecione o item “Etiquetar conversa”.
  2. Clique em “Nova etiqueta” para adicionar novas etiquetas à lista. No total, você pode criar até 20 etiquetas.
  3. Digite o nome da etiqueta e clique em “Ok” para prosseguir.
  4. Marque as etiquetas que você quer usar e clique em “Salvar”.

Dica #9

Faça listas de transmissão

A vantagem de uma lista de transmissão é que te permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, sem a necessidade de criar grupos. Ou seja, seus clientes vão receber uma mensagem individual.

A lista de transmissão só funciona para clientes que já estão na sua lista. Da mesma maneira, você precisa pedir aos seus clientes que salvem o seu contato para receber as promoções do dia e cardápio para pedido delivery.

Para criar uma lista de transmissão no WhatsApp, você deve:

  1. Abra o Menu do WhatsApp;
  2. Clique em Nova transmissão e escolha Nova Lista;
  3. Vai aparecer os contatos que você pode adicionar;
  4. Selecione os contatos e toque no ícone de criar;
  5. Feito isso, vai abrir a sua primeira lista.
  6. Altere o nome da lista.
  7. Você pode colocar ou remover pessoas de uma lista.

Para criar uma lista de transmissão através de etiquetas:

  1. Abra o WhatsApp Business.
  2. Toque no Botão Menu > Etiquetas.
  3. Selecione a etiqueta com a qual deseja criar uma Lista de Transmissão.
  4. Toque no Botão Menu > Enviar mensagem aos clientes.
  5. Toque na marca de tique verde no canto inferior direito da tela para escrever sua mensagem.

Dica #10

Dedique-se ao atendimento via Whatsapp

Um dos maiores erros dos restaurantes que investem no WhatsApp é não dar uma atenção integral para a ferramenta.

Não basta fazer ações para divulgar seu contato, você precisa estar disponível imediatamente quando seu cliente enviar uma mensagem, é isso que ele espera de você: retorno rápido.

Portanto, treine uma pessoa para que ela fique responsável por todo esse atendimento digital.

Além disso, quando o cliente faz seu pedido pelo app Pedidos Na Mão, ele mesmo está concluindo sua compra sozinho. Ou seja, seu atendente tem mais tempo para se dedicar a outras ações, tirar dúvidas e divulgar as campanhas de vendas criadas para mais clientes, aumentando as vendas do seu restaurante!

Dica #11

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas de convencimento para despertar sensações nos clientes e levá-los à tomada de decisão e conversão das vendas. Por exemplo, despertar o apetite ou desejo nele, ou enviar uma mensagem bem na hora da fome!

Confira 4 tipos de gatilhos mentais que podem ser usados no Whatsapp para aumentar as vendas do seu restaurante:

  1. Gatilho de urgência: quando o benefício oferecido tem um limite de tempo. Como um cupom de desconto válido somente no dia, um prato que só é fabricado naquele dia ou naquele mês.
  2. Gatilho de escassez: ativa o desejo de algo que está em falta ou acabará em breve. Como as últimas unidades de uma cerveja artesanal, ou os últimos dias para provar o lanche do mês.
  3. Gatilho de prova social: depoimentos, comentários e opiniões de terceiros estimulam ações quando divulgados, pois geram confiança e provam que o seu produto ou prato tem valor, é gostoso e vale experimentar.
  4. Gatilho de novidade: quem não adora ser o primeiro a provar um novo sabor ou prato? Conte aos seus clientes quando as novidades chegarem!

Dica #12

Crie status no Whatsapp

A função Status do Whatsapp é muito parecida com os famosos Stories do Instagram e Facebook.

Ele também permite que a sua publicação fique disponível por 24 horas para seus contatos.

É uma excelente alternativa para você criar senso de urgência e desejo com o seu público. Nesse espaço, use campanhas relâmpagos com descontos, anuncie um novo produto, divulgue seu processo de preparação na cozinha ou montagem de um prato.

Dica #13

Divulgue seu Whatsapp

Divulgar seu número de Whatsapp é fundamental para conseguir novos clientes. Além de divulgar o número em si, você pode gerar um link e compartilhar nas suas redes sociais. Assim, as pessoas conseguem clicar no link e caírem diretamente na caixa de conversa do Whatsapp.

Para gerar o link, use o seguinte endereço, substituindo os zeros pelo seu número, com o DDD:

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000

Encurte o link pelo bit.ly, para ficar mais apresentável.

Você também pode gerar um QR Code a partir desse link criado e imprimi-lo nas suas embalagens físicas, panfletos, dando mais visibilidade ainda para este canal de comunicação tão importante.

Dica #14

Divulgue comentários sobre você

Como vimos em gatilhos mentais, a aceitação e elogios de outras pessoas passam credibilidade e vontade de provar nos seus clientes.

Use elogios e comentários vindos no Whatsapp nas suas redes sociais, e mostre para outros clientes e possíveis novos clientes que seus produtos tem aceitação do público!

Para estimular seus clientes a te contarem o que acharam, mantenha um trabalho simples de pós-vendas. Pergunte se o pedido chegou direito, se foi como esperado, o que a pessoa achou do prato, e assim você terá um depoimento incrível para usar a seu favor! 😉

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9 comentários sobre “Como otimizar as vendas delivery do seu restaurante utilizando o Whatsapp

  1. Whatsapp é uma excelente ferramenta pra quem sabe usá-lo da melhor maneira. Ótimas dicas nesse post!

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